Sobre Livia Novais


Quando nasce uma paixão...


Descobri que o meu lugar sempre foi na cozinha, desde pequena e com muito gosto já me arriscava pela cozinha da casa,nas pontas dos pés para alcançar a pia... resolvi quando adulta (quase) me formar em Gastronomia pelo Centro Universitário Barão de Mauá,já fui chef de restaurantes e estive a frente de projetos gastronómicos ,mas resolvi trocar as panelas pelas garrafas.
 Me especializando em vinhos,fiz minha primeira formação como Sommelier pela ABS - Associação Brasileira de Sommeliers ,depois segui o caminho das pedras, estudei negócios do mundo do vinho pelo SENAC,e  por ultimo ( ou quase) os estudos do WSET nivel III, já iniciando o ultimo e mais importante Diploma em Londres. Obtive nesta estrada uma larga experiência em gestão e administração de garrafeiras e elaboração de cartas, sommelier responsável por gestão de lojas e restaurantes,vendas, marketing e já se passaram 6 anos.

Estive à frente de grandes projetos como a implementação da Adega Speciale do Makro, Sam's Club, restaurantes no Brasil e projetos internacionais como Head sommelier nas Vinícolas Herdade do Esporão em Portugal e MAN Family Wines na Africa do Sul.




Sou membro do juri internacional Berlim Wine Trophy onde medalhamos vinhos do mundo todo em um dos concursos mais importantes internacionais



Estou agora atuando em Portugal,  a frente do meu projeto com o enólogo Luso-Germanico Jorge Gonçalves fazendo vinhos nas principais regiões de Portugal, chamado  Pessoa Wines , onde sou European Sales Manager e diretora de marketing.Projeto que foi inicializado em 2009.







Também presto
serviços de consultoria sobre vinhos e montagem de garrafeiras, além de dar treinamento de equipes de restaurante para serviços de vinho e ministrar cursos para Enofilos.





Sommelier por formação e apaixonada por vinhos,fotografia,viagens e de viver a vida da forma mais leve e fantástica possível =)

E entre coisas lindas...sou casada com um enólogo muito querido e dona de um vira lata fantástico chamado Edgard .