segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Para não tropeçar nas compras

Quem é que nunca passou por aquele mico de ir a um mercado, procurar por um bom vinho, comprar uma garrafa no escuro ("para experimentar") e descobrir que o tempo não volta mais quando fazemos trapalhadas...

Na compra de um vinho, alguns detalhes devem ser sempre lembrados. De duas uma: ou você tem um sommelier pocket (acredite, eu já quis ter um) ou você fica atento à certas dicas na hora de escolher sua garrafa.

Hoje existem muitos livros e profissionais com formação para ajudar, e o que antes era para poucos agora está de fácil acesso em qualquer prateleira de mercado ou supermercado.

Claro que é legal saber mais sobre o vinho que se pretende comprar pesquisando na internet, em revistas especializadas ou até com aquele seu amigo enófilo ou sommelier... mas mesmo com esta avalanche de informações, o importante mesmo na hora de comprar é ficar ligado nos detalhes da garrafa.

Já foi a época em que o Brasil só queria saber de Sangue de Boi e o tal alemão da garrafa azul (que os alemães sempre detestaram e só era vendido para o Brasil aos baldes, para surpresa deles próprios). Hoje em dia encontramos uma variedade imensa de castas, vinículas e produtores de qualidade ao alcance das mãos.


MERCADOS: BONS, MAS NEM SEMPRE ADEQUADOS

Já reparou que a maioria dos mercados não estão preocupados com a conservação da garrafa de vinho? Sim, normalmente estão expostos à luz, ao barulho e as garrafas ficam em pé.

Não que isso seja um grande problema para vinhos de "giro", ou seja, aqueles vinhos comerciais que vendem fácil e rápido. Porém, se resolver comprar um bom vinho em um mercado ou supermercado, fique atento a detalhes como:

- coloração dos vinhos brancos (evite se estiverem amarelos, mais para o ambar, pois isto é sinal de oxidação)
- rolhas mal conservadas (podem estar ressecadas pela posição das garrafas) 
- dê preferência às safras jovens... se for branco, o ideal é ter menos de 4 anos.


PREÇO, UM BOM INDICADOR

Parece arrogância, mas não é: sim, o preço ajuda na escolha. Não que um vinho precise ser caro para ser bom, porém se pensar em um vinho europeu, mais impostos, mais todos os trâmites até o vinho chegar à prateleira, então vinho estrangeiro muito barato é indicativo de inferioridade.

Se não quer gastar muito, então fique com o meio termo. Se você não conhece muito sobre produtor, região ou vinícula, vá pelos vinhos de preço justo. Porém não avacalhe, não é a toa que Sangue de Boi custa o que que custa e o Romanee Conti custa mil vezes mais.

Lembre-se que para produzir um vinho de forma decente custa dinheiro, e no caso do Brasil ainda tem a agravante do imposto absurdo, então a dica fica para a escolha de vinhos do novo mundo, principalmente Chile e Argentina na média de R$ 39,00 até R$ 60,00, já que se consegue bons vinhos nessa faixa de preço.

Observação: na Europa, em qualquer supermercado básico é possível encontrar ótimos vinhos por menos da metade dos preços cobrados no Brasil. No caso dos vinhos do Porto é uma baixaria, pois é possível encontrar em supermercados de Portugal vinhos a preços 5 vezes menos que no Brasil. Por isso, se estiver no exterior, aproveite...


HARMONIZAÇÃO 

Você não precisa ser um super-mega especialista para harmonizar vinho com comida, basta ficar atento ao contra-rótulo dos vinhos, principalmente naqueles do novo mundo, já que normalmente vêm com dicas de como harmonizá-los: brancos com peixes, tintos com carnes, e por aí vai.


QUANTAS GARRAFAS LEVAR?

Bem, se você não conhece o vinho e não tem nenhuma indicação de um amigo, mas o atendente ou sommelier lhe deu alguma dica, leve só uma garrafa... se gostar, volte e leve mais. A melhor forma de saber se gosta é provando.


NO JANTAR COM AMIGOS, QUAL A QUANTIDADE CERTA DE VINHO?

A matemática é simples: sempre pense em três pessoas por garrafa. Se a turma beber pouco, faça o cálculo de quatro por garrafa, mais do que isso não é confortavel e vai faltar.


ONDE COMPRAR

Na hora da compra, escolha mercados que tenham atendentes de vinhos (ou em alguns casos até mesmo sommelier) isso é sinal de que os vinhos estão sendo cuidados e observados.

Se puder compre em adegas ou importadoras, hoje a oferta é grande e verdadeiros achados são encontrados por aí a preços muito acessíveis, mas lembre-se: vinho é alimento, estraga e pode lhe tirar todo o prazer de uma boa degustação. Por isso fique atento e divirta-se com a bebida de Baco.


2 comentários:

  1. Que belíssimo blog! Tanta informação que me deu (mais) sede. Um brinde!

    ResponderEliminar
  2. Passei por isso esse finde...ah se eu tivese lido o blog antes!

    ResponderEliminar