sábado, 12 de maio de 2012

Os vinhos femininos


Acho que temos de concordar que as mulheres são mais fortes que os homens, certo?  :o)

Chateau Margaux, Musigny e Barbaresco, apesar de serem vinhos conhecidos por sua força e presença, são considerados vinhos femininos... então melhor tratarmos por Madame Chateau Margaux, Sra. Musigny e Lady Barbaresco.

Estes vinhos mantém a elegância sem brutalidade, o que os diferencia dos outros vinhos das mesmas regiões, no caso, os bordaleses Chateau Latour e Latife, dos borgonhas Chambertin e Clos Vougeot e do Barolo do Piemonte, que podem sim ser denominados como masculinos.

A melhor forma de explicar o conceito de vinho feminino é a frase do diretor técnico do Chateu Margaux, Paul Pontallier: "é preciso saber diferenciar força de brutalidade". Ele é o responsável por manter a característica intensa e elegante deste fenomenal vinho.

No meio de vinículas dominadas por homens é interessante admitir a existência dos vinhos femininos, que não contém nada de suaves. Temos que acabar de uma vez com este conceito de sexo frágil, e o vinho é com certeza a melhor forma de ilustrarmos isto.

Se assim como um bom vinho alguns homens melhoram com a idade, nós mulheres podemos dizer que com a idade ganhamos força, elegância, maturidade e intensidade.

O vinho é uma bebida sofisticada, o que não significa ser elitista. Vinhos têm personalidade, essência e até mesmo sexualidade... não é coisa de anjo, é coisa de deuses, nasceu como o sangue da terra, se reproduz, se transforma, ganha o auge, conquista, enamora-se e morre. Nesta vida útil, o vinho feminino marca-se nos paladares mais desenvolvidos, e estudos também indicam que as mulheres têm o paladar e olfato mais desenvolvidos que os homens. 

Não é questão de feminismo, mas sim de homenagear não só as grandes mulheres no mundo do vinho como também os grandes vinhos de expressão feminina.

Sua elaboração e cuidado na produção, desde a uva até o produto final, é algo bem próximo do cuidado de uma mãe com sua cria, todo o zelo e amor desde sua gestação até seu crescimento e desenvolvimento... aí está uma boa explicação para o toque e a influência feminina nos vinhos.

Boa degustação! E feliz Dia das Mães!


Sem comentários:

Enviar um comentário