segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Profissão: Sommelier, muito prazer

- Bom dia!
- Bom dia...
- Vim tirar meu passaport.
- Ok, senhora... nome?
- Lívia Novais
- Profissão?
- Sommelier 
- Como?
- Sommelier, ou o feminino Sommeliere
- Senhora, desculpe, não temos esta opção...   :o(

Ouch! Ok, mas afinal de contas o que seria um Sommelier? E quais os diferentes profissionais envolvidos com o vinho?

Bem, vamos por partes (não, não farei aquela velha piada com Jack, the Ripper, esqueçam)...


- Quem produz o vinho? ENÓLOGO.
O enólogo produz o vinho... e por favor parem de dizer que Sommelier é enólogo, ele não é! Enólogo estuda enologia, que é a ciência do vinho. Ele é quem escolhe as uvas (conhecidas como castas), prepara cortes (duas ou mais uvas) ou se o vinho será apenas um varietal (única uva). Existem universidades de enologia pelo mundo, e no Brasil temos em Bento Gonçalves e Petrolina, ambas oferecidas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFET), e a terceira é oferecida pela Universidade Federal de Pelotas. Acho que não preciso dizer onde fica...


- Quem é o amante do vinho? ENÓFILO.

O enófilo é um estudante de vinhos (ou amante), aquele que se dedica profissionalmente ou por prazer a estudar o maravilhoso mundo dos vinhos. Sem segredos e nem mistificações, se você gosta de estudar, apreciar, busca entender, faz alguns cursos (principalmente por prazer), então parabéns, você é um enófilo!


- Quem comercializa o vinho e faz o seu serviço? SOMMELIER.

Agora chegamos à parte que interessa, principalmente a mim e a minha mãe (que nunca entendeu porque abandonei medicina veterinária, para estudar gastrônomia e me especializar em vinhos). O sommelier (ou escanção, em Portugal), é o profissional encarregado em conhecer, estudar, comercializar e garantir a qualidade do serviço do vinho, e também cuida do armazenamento e rotatividade das adegas

Ou seja, mãe e atendente da Policia Federal, por favor entendam: sommelier é profissão, e no Brasil já é efetivada. Se você é profissional do ramo, sim, exija em sua carteira de trabalho o registro de sommelier, é importante e garante a qualidade da classe, que com certeza tem muito a ensinar e a aprender com os amigos enófilos... pelo menos é a minha singela opnião.

Sommelier é um profissional com formação especifica no Brasil, e existem vários cursos profissionalizantes como na ABS - Associação Brasileira de Sommeliers, Senac, Centro Europeu de Curitiba, Universidade Anhembi Morumbi, etc.


- Quem acha que sabe e quer impor conhecimento? ENOCHATO ou ENOBOBO.

São alguns profissionais ou amantes do vinho que acham que devem complicar ou impor seus conhecimentos de forma pedante, dificultando assim a cultura do vinho... afinal de contas, vinho bom é o que esta em sua taça e a melhor companhia e a que está em sua frente... fácil, não? Se você gosta de vinho, tenha prazer em degustá-lo em sua forma mais simples e gostosa.

Aqui no blog vou tentar trazer informações deste mundo tão complexo e interessante, mas lembrem-se: vinho é algo pessoal, existem técnicas para aperfeiçoar o prazer a mesa, para manter a temperatura em serviços (iremos discutir em outro tópico), apenas e tão somente para liberar o máximo potencial daquele vinho... mas não se preocupe com xurumelas e pompas, beber vinho é bom, saudável e traz momentos de extrema felicidade.

Boa Degustação!


Sem comentários:

Enviar um comentário