terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Reserva, Reservado, Gatos e Lebres

Muita gente anda comprando gato por lebre... afinal de contas, qual a diferença entre os tais vinhos Reserva e Reservado?

Sabemos que existe uma legislação que protege a qualidade dos vinhos na Europa chamados de DOC, DOCG e AOC, entre outras, que realmente são usadas de forma criteriosa (como foi falado no post anterior aqui do blog, mas vale a pena pesquisar e conhecer a fundo).

Nos países da América do Sul, não se exige esta denominação de qualidade dos produtores (de vinho, obviamente), ou seja, os "produtores" deitam e rolam nesta questão.

Afinal de contas, o que seria um vinho "RESERVADO"? Bom, na Itália o vinho "RISERVA" garante um vinho envelhecido 3 anos. Mas para os lados de cá não significa absolutamente NADA, não existe uma lei que garanta a qualidade do vinho, fora a credibilidade no produtor... se sabemos que um determinado produtor faz vinhos de qualidade, não se deixe levar pelo "marketing" criado, principalmente para os vinhos chilenos e argentinos...

Em teoria, os tais vinhos que estampam o nome "Reservado" ou "Reserva" deveriam passar por um preparo de produção melhor, mas isso em teoria, pois sem legislação que proteja não tem como garantir rigorosamente nada.

Ou seja, se preferir um vinho da América do Sul, escolha seu vinho pela safra, as vezes por pontuação, pesquise o produtor, veja referências, ficha técnicas, pergunte aos amigos e/ou consulte um sommelier. Mas não se deixe levar só pelo título "Reservado" ou "Reserva", para evitar comprar gato por lebre.

Boa Degustação!


1 comentário:

  1. Os vinhos "Reserva" da am. do sul são sim de qualidade superior, os "Reservado" como da foto que são as versões de entrada, mas alguns não deixam a desejar não.

    ResponderEliminar